Associação Objeto Brasil

T: 55 11 3032 7197

contato@objetobrasil.com.br

Rua Cardeal Arcoverde, 928, cj. 306
Pinheiros

São Paulo, SP - CEP 05408-001

Sobre

A Associação Objeto Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, direcionada para a promoção do Design brasileiro no Brasil e no exterior. Fundada em 1996, tem sede em São Paulo e abrangência nacional.

Atualmente a Associação Objeto Brasil, juntamente com a APEX-Brasil – Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimento organiza o Prêmio IDEA/Brasil. Essa premiação está integrada ao IDSA – International Design Excellence Awards, o maior prêmio de Design dos Estados Unidos e um dos maiores e mais prestigiados do mundo, realizado com a chancela do IDSA – Industrial Designers Society of America.

  • Escrevendo a história do design brasileiro

  • Escrevendo a história do design brasileiro

  • Escrevendo a história do design brasileiro

  • Escrevendo a história do design brasileiro

  • Escrevendo a história do design brasileiro

Nossa Filosofia

O Design atua na sustentabilidade econômica, social e ambiental do país, valorizando produtos e serviços de forma tangível e intangível.

Dissemina conceitos de cidadania e promove o desenvolvimento através da geração de renda, trabalho e qualidade de vida.

Quem somos

Com 17 anos de existência, a Associação Objeto Brasil realiza projetos dentro e fora do país com a missão de promover o Design brasileiro.

A entidade, que tem como presidente de honra o empresário José Mindlin – In Memoriam – e como diretora executiva Joice Joppert Leal, possui extensa rede de parceiros internacionais entre os quais, a Prefeitura de Seul e a IDSA – Industrial Designers Society of America, com quem realiza o IDEA/Brasil, há seis anos, edição nacional do IDEA Awards.

Além de curadorias de exposições, a Associação Objeto Brasil tem contribuído de forma efetiva para a produção de conhecimento, por meio da organização de vários seminários e conferências, com a presença de profissionais de renome do Design e áreas correlatas. Tem ainda em seu curriculum, a edição e publicação de conteúdos editoriais, que traçam o estado-da-arte do Design brasileiro, constituindo repositório de referência.

Joice Joppert Leal

Fundadora e Diretora Executiva da Associação Objeto Brasil, Oscip, Joice Joppert Leal atua há trinta anos na promoção do Design brasileiro. Começou sua carreira profissional trabalhando na Mobilínea, no Rio de Janeiro, com Ernesto Hauner, depois em Mobiliário Contemporâneo, com Michel Arnault, e, depois, com Sergio Rodrigues, com quem montou uma sociedade. Foi diretora executiva do Departamento de Tecnologia e Núcleo de Desenho Industrial da Fiesp, atendendo a convite do empresário José Mindlin, desde sua fundação em 1980 até 1998.

Realizou a curadoria de diversas exposições sobre Design brasileiro em países como Alemanha, Argentina, Itália, França, Portugal, Japão, EUA, países escandinavos, entre outros, e, no Brasil, foi curadora de dezenas de exposições, entre as quais, “Objeto Brasil, 500 Anos de Design”, em 2000, instalada na Pinacoteca do Estado de São Paulo e no Parque da Luz, no marco das comemorações do Descobrimento do Brasil.

Coordena e organiza missões de jornalistas e formadores de opinião estrangeiros na área de Design, além de realizar palestras e seminários sobre Design em eventos no Brasil e no exterior. Em 1996 funda a Associação Objeto Brasil, cujo objetivo é dar visibilidade nacional e internacional ao Design brasileiro, tendo em 2008, introduzido o Prêmio IDEA/Brasil no país, em parceria com a Apex-Brasil e que tem a chancela do IDSA, responsável pela promoção do prêmio IDEA Awards há trinta anos nos EUA. Integrou em 2010 o Comitê Internacional do evento World Design Capital Seoul 2010, a convite do prefeito de Seul.

Em 2011, juntamente com um grupo multiprofissional, cria o Instituto Brasil Criativo, uma organização não governamental, de abrangência nacional, com foco no desenvolvimento de projetos no âmbito da Economia Criativa.

Conselho

José Mindlin – Presidente de Honra – In Memoriam
Antônio Sérgio Martins Mello – Diretor de Relações Institucionais – FIAT Automóveis
Carlos Alberto Schneider – Superintendente – Fundação CERTI Carlos
Alberto Vogt – Casa Civil do Estado de SP
Danilo Santos Miranda – SESC SP
Dorothea Werneck – Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de MG
Edson Vaz Musa – Presidente do Conselho de Administração da Caloi
Eduardo Rath Fingerl – BNDES
Evando Mirra de Paula e Silva – CGEE
Fábio Arruda Mortara – ABIGRAF NACIONAL/ SINDIGRAF
Hécliton Santini Henriques – IBGM
José Ricardo Roriz Coelho – ABIPLAST/SINDIPLAST
José Rincon Ferreira – Dr Honoris Causa em Ciência da Informação – UFP
Júlio Bueno – Secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços
Lincoln Seragini – Academia Brasileira de Marketing
Luigi Nese – SEPROSP/Confederação Nacional de Serviços/ CODEFAT 
Marco Antônio Areias Secco – Diretor Regional – SENAI Paraná
Marcos Mendonça – Secretário de Cultura do Estado de São Paulo
Maurizio Mauro – TTLM Gestão e Participações
Miguel Ignatios – ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil
Roberto Abdenur – Embaixador e presidente da ETCO – Instituto Brasileiro da Ética Concorrencial
Roberto Duailibi – DPZ Propaganda
Rodrigo Lara Mesquita – Grupo Jornal O Estado de São Paulo
Ronaldo Duschenes – Flexiv Escritórios de Sucesso – VP / Conselheiro do Centro de Design do PR
Ruy Martins Altenfelder Silva – Presidente do CIEE


Parceiros